Cenário atual da nutrição infantil

Quase 50% dos pais procuram serviços de nutrição infantil, devido aos problemas com a alimentação dos filhos.

No Brasil, 33,5% das crianças sofrem de sobrepeso ou obesidade. A cada 5 crianças obesas, 4 permanecerão obesas quando adultas. Diante disso nós como pais e profissionais da saúde precisamos intervir de forma efetiva para a saúde dos nossos pequenos preciosos.

Uma alimentação correta reflete diretamente na saúde e desenvolvimento da criança. Legumes, verduras, frutas devem ser os principais ingredientes nas refeições. A escolha dos alimentos deve ser dos pais, ou seja, nossos filhos comem o que escolhemos que eles vão comer.

Avaliando os hábitos de comportamento alimentar das famílias temos o seguinte Perfil. Infelizmente mostra que estamos com sérios problemas comportamentais, além de nutricionais:

- 80% usam distrações como tablet, celulares e TV na hora da refeição

- 73% não comem com os pais

- 65% pais forçam a alimentação

Por onde Começar? Para fazer Diferente

Precisamos ensinar o comportamento alimentar: TODOS OS DIAS!

Assim como orientamos nossos filhos a tomar banho, escovar os dentes – precisamos fazer com a alimentação, mostrando que é algo importante, agradável e necessário.

  1. Atitudes como toda a família sentar à mesa, comer os mesmos alimentos, no mesmo horário está entre as melhores estratégias para uma alimentação infantil saudável.

  2. Um estudo da Universidade de Londres concluiu que a maioria dos pais desiste de oferecer o alimento após 2ª oferta em que houve negação, e isso resulta uma monotonia alimentar, pois para realmente considerarmos que a criança não gostou do alimento, este deve ser oferecido de 10 a 15x, em diferentes momentos e modos de preparo:

Exemplo: Modos de oferecer a cenoura:

Oferecer cozida, amassada, em palitos, crua, misturada em algum suco de frutas. Ou em preparações como purê com batatas, sopas, bolos, biscoitos. De uma maneira estaremos apresentando aquele sabor e os nutrientes da cenoura.

Quer saber mais? Então acesse as redes sociais da Nutri Carol Sommerfeld

Instagram: @carol.nutrindofamilias

Facebook: Carolina Treilacker Sommerfeld

nutrição infantil

#dicasbebê #nutriçãoinfantil #alimentaçãodobebê

Featured Posts
Recent Posts