A higiene bucal do bebê

A higiene bucal deve começar desde os primeiros dias de vida do bebê, não importando se ainda não surgiu nenhum elemento dental. A média de nascimento do primeiro dente decíduo é com 6 meses de idade, podendo variar quatro meses a mais ou a menos, e ainda existem exceções de bebês que já nascem com dentes.

Antes do nascimento do primeiro dente o ideal é usar uma gaze, uma fralda ou uma dedeira umedecida em água por todo boca (bochechas, língua, gengiva e palato), pelo menos três vezes ao dia para retirar o excesso de leite.

A partir do nascimento do primeiro dente passa-se a usar uma escova macia, indicada para a idade, e apesar do temor de que o creme dental com flúor engolido pelos bebês leve à fluorose e a preocupação de que a água que sai das nossas torneiras já vem com certa quantidade de flúor, hoje se sabe que pode ser usado o creme dental com flúor na concentração entre 1100 a 1450 ppm (partes por milhão. O importante é que a quantidade utilizada de creme dental seja equivalente a um “grão de arroz cru”, esta recomendação é oficial pelo órgão brasileiro de odontopediatria desde 2009.

Lembrando por fim, que a escovação dental da criança deve ser sempre supervisionada por adulto pelo menos até os nove anos de idade e que desde o nascimento do bebê deve-se buscar orientação de um cirurgião dentista para que sejam sanadas todas as dúvidas dos familiares.

Assim, o bebê pode crescer familiarizado com o profissional e tenha estímulos e força de vontade para fazer parte da tão sonhada “geração cárie zero”.

higiene bucal

#higienebucalinfantil #higienebucaldobebê #primeirodente

Featured Posts
Recent Posts