A importância da família no desenvolvimento da criança
Cada membro da família tem um papel fundamental na vida de uma criança, cada um, a seu modo, oferece orientação, amparo, além daquele empurrão carinhoso que nos lança com coragem para os braços da vida. Neste post, vamos falar um pouco da importância da família.
A família tem sido e é a influência mais poderosa no desenvolvimento da personalidade e na formação da consciência na criança. Assim, podemos dizer que elas precisam sentir que fazem parte de uma família, pois ela é a base de qualquer pessoa na infância e, é nela que a criança encontra um espaço natural para o seu desenvolvimento moral e afetivo.
O papel da família modificou-se ao longo do tempo. Atualmente as famílias são organizadas de diversas maneiras e o compromisso de educar em um ambiente onde o diálogo e o amor prevaleçam está sendo cada vez mais afetado.
O bom relacionamento familiar e a convivência prazerosa é o grande segredo para o crescimento do respeito mútuo. Essas situações comprovam que a educação familiar é a verdadeira árvore da ciência, cujos frutos alimentam a criança tornando-a cidadã consciente de seus direitos e deveres.
As famílias educadoras, que levam a sério sua missão na arte de educar, precisam lembrar que a criança é um ser humano, com necessidades físicas, psíquicas e sociais a serem supridas; é dependente e precisa ser tratado sem humilhações e castigos, ser orientada com critérios de verdade e justiça; precisa de afeto, de elogios, incentivos e sorrisos para a construção de seu caráter.
Separamos algumas dicas para você aproveitar ao máximo o tempo em família e tornar o
desenvolvimento da criança ainda mais prazeroso:
1- Qualidade de tempo
Lembre-se que não é a quantidade que manterá a união familiar e sim a qualidade de tempo.
2- Equilíbrio
Promova equilíbrio entre sua vida profissional e pessoal.
3- Prioridade
Dê preferência por participar da vida familiar. Assim, quando você estiver com a família dê a ela toda a sua atenção.
4- Tempo para tudo
O trabalho, o computador, o celular, o jornal ou qualquer outra atividade podem ser realizados em um tempo certo, mas não condizem com os momentos em família.
5- Diálogo
Converse, não perca a oportunidade de saber o que seu filho sente.
7- Sem pressa
Nos momentos designados à família, fuja da pressa e aproveite a oportunidade.
8- Divirta-se em família
Brinque com seus filhos com disposição e alegria. Você vai conhecê-los muito mais, além de desfrutar de momentos de pura satisfação.
Fonte: Escola Interação