Quando devo oferecer glúten, ovo e peixe para meus filhos?

Por receio de que a criança desencadeie alguma alergia alimentar, muitos pais postergam o oferecimento desses alimentos aos filhos. Porém, não há estudos que comprovem que alimentos alergênicos devem ser evitados quando há antecedentes familiares de alergia. Aos seis meses, existe uma “janela imunológica”, ou seja, um período ideal para a introdução desses alimentos “alergênicos”. Estudos revelam que alimentos como peixe, ovos e glúten terão menor fator alergênico quando introduzidos no período da “janela imunológica”.

Orienta-se a introdução do glúten na alimentação da criança a partir dos seis meses. O risco de desenvolvimento de doença celíaca se eleva com a introdução de alimentos contendo glúten antes dos três meses ou após os sete meses em bebês geneticamente predispostos.

Quanto aos peixes, os indicados são tilápia, badejo, robalo e pescada, e também, a partir dos seis meses de vida do bebê. Se introduzido antes dos nove meses diminui em 24% o risco de desenvolvimento de dermatites.

A introdução do ovo na alimentação da criança também deve ser feita a partir dos seis meses. O risco de alergia ao ovo aumenta em 1,5 vezes quando este for introduzido após os nove meses e em três vezes, quando introduzido após um ano.

Quer saber se gelatina pode? Acesse aqui nosso outro post.

#gluten #ovo #peixe #alimentaçãodobebê #alimentosalergênicos

Featured Posts
Recent Posts