top of page

Por que ler para uma criança?


leitura


Estimular a imaginação, aguçar a curiosidade e ajudar no desenvolvimento da linguagem, tanto escrita quanto oral, são alguns dos tantos benefícios da leitura para uma criança.


A psicóloga Frinéa Brandão, coordenadora do Grupo Neurofocus Psicoterapias (RJ), explica que as histórias também minimizam aspectos da solidão, já que ampliam várias conexões cerebrais que despertam hormônios do prazer e do relaxamento, quase como uma meditação. "Se você olhar para os olhos de uma criança quando está contanto histórias, vai perceber que eles são ora de admiração, ora de medo e excitação. Isso acontece porque elas estão também aprendendo realidades internas emocionais." Em uma história bem contada de monstro, de princesa ou de herói, por exemplo, as crianças estão aprendendo a olhar para a própria realidade e a conhecer um pouco mais de si mesmas.


Claudia Sintoni, coordenadora de Mobiilização Social da Fundação Itaú Social, acredita que o hábito da leitura pode ser cultivado a qualquer momento. Para ela, ler para a barriga quando se está grávida, para bebês ou para crianças é uma forma muito positiva de estreitar o v[ínculo afetivo e dá aos adultos a oportunidade de interagir com o filho de um jeito diferente daquele feito no dia a dia, com palavras novas e com uma experiência estética e cultural.


Segundo o Ministério da Educação (MEC) e outros órgãos ligados à Educação, a leitura:

Desenvolve o repertório: ler é um ato valioso para o nosso desenvolvimento pessoal e profissional. É uma forma de ter acesso às informações e, com elas, buscar melhorias para você e para o mundo.

Liga o senso crítico na tomada: livros, inclusive os romances, nos ajudam a entender o mundo e nós mesmos.

Amplia o nosso conhecimento geral: além de ser envolvente, a leitura expande nossas referências e nossa capacidade de comunicação.

Aumenta o vocabulário: graças aos livros, descobrimos novas palavras e novos usos para as que já conhecemos.

Estimula a criatividade: ler é fundamental para soltar a imaginação. Por meio dos livros, criamos lugares, personagens, histórias….

Emociona e causa impacto: quem já se sentiu triste (ou feliz) ao fim de um romance sabe o poder que um bom livro tem.

Facilita a escrita: ler é um hábito que se reflete no domínio da escrita. Ou seja, quem lê mais escreve melhor.

Uma boa história precisa de vontade!

Nunca é tarde para começar, com disposição e entrega, você com certeza cativará seu filho na magia da leitura, e de quebra, passará momentos incríveis ao lado dele.

Martha Teixeira elaborou 5 passos para aprimorar sua “técnica”, veja só:

Fontes: Revista Crescer - por Andressa Basilio Revista Vida Simples - texto e edição Ana Holanda




Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Nenhum tag.
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page