top of page

A importância da família no desenvolvimento da criança

Cada membro da família tem um papel fundamental na vida de uma criança, cada um, a seu modo, oferece orientação, amparo, além daquele empurrão carinhoso que nos lança com coragem para os braços da vida. Neste post, vamos falar um pouco da importância da família.

A família tem sido e é a influência mais poderosa no desenvolvimento da personalidade e na formação da consciência na criança. Assim, podemos dizer que elas precisam sentir que fazem parte de uma família, pois ela é a base de qualquer pessoa na infância e, é nela que a criança encontra um espaço natural para o seu desenvolvimento moral e afetivo.

O papel da família modificou-se ao longo do tempo. Atualmente as famílias são organizadas de diversas maneiras e o compromisso de educar em um ambiente onde o diálogo e o amor prevaleçam está sendo cada vez mais afetado.

O bom relacionamento familiar e a convivência prazerosa é o grande segredo para o crescimento do respeito mútuo. Essas situações comprovam que a educação familiar é a verdadeira árvore da ciência, cujos frutos alimentam a criança tornando-a cidadã consciente de seus direitos e deveres.

As famílias educadoras, que levam a sério sua missão na arte de educar, precisam lembrar que a criança é um ser humano, com necessidades físicas, psíquicas e sociais a serem supridas; é dependente e precisa ser tratado sem humilhações e castigos, ser orientada com critérios de verdade e justiça; precisa de afeto, de elogios, incentivos e sorrisos para a construção de seu caráter.

Separamos algumas dicas para você aproveitar ao máximo o tempo em família e tornar o

desenvolvimento da criança ainda mais prazeroso:

1- Qualidade de tempo

Lembre-se que não é a quantidade que manterá a união familiar e sim a qualidade de tempo.

2- Equilíbrio

Promova equilíbrio entre sua vida profissional e pessoal.

3- Prioridade

Dê preferência por participar da vida familiar. Assim, quando você estiver com a família dê a ela toda a sua atenção.

4- Tempo para tudo

O trabalho, o computador, o celular, o jornal ou qualquer outra atividade podem ser realizados em um tempo certo, mas não condizem com os momentos em família.

5- Diálogo

Converse, não perca a oportunidade de saber o que seu filho sente.

7- Sem pressa

Nos momentos designados à família, fuja da pressa e aproveite a oportunidade.

8- Divirta-se em família

Brinque com seus filhos com disposição e alegria. Você vai conhecê-los muito mais, além de desfrutar de momentos de pura satisfação.

Fonte: Escola Interação

importação; família

Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Nenhum tag.
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page